Contabildiade para Startups
Startup – Evite a inadimplência da sua carteira em tempos de crise.

Índice
A inadimplência é um lado ruim das empresas e com a crise a sua startup tem que procurar a saída para o lado bom.
A sua empresa de startup é apenas mais uma que em tempos de crise sofre com a inadimplência dos clientes.
O alto índice de inadimplência dos clientes afeta o caixa da empresa e gera uma bola de neve, acertando em cheio a finanças da sua startup.
No decorrer desse artigo, a sua startup terá insights para aliviar os sintomas da inadimplência dos seus clientes.
Tenha a organização financeira da sua startup.
Procure ter como rotina diária realizar os registros financeiros e o controle contábil de sua startup.
Tenha um controle atualizado das datas de recebimento e adote uma comunicação para alertar seu cliente sobre os vencimentos dos prazos.
Comunicação clara com o seu cliente é essencial para um relacionamento comercial saudável.
Informe o seu cliente sobre a política interna de cobrança de sua startup.
Ao realizar a venda em sua startup, informe o seu cliente sobre políticas adotadas em caso de inadimplência.
Apresente para o seu cliente dicas como essas abaixo e reduza a inadimplência de sua startup:
- os valores e encargos cobrados sobre os produtos e serviços em caso de inadimplência;
- as formas de pagamentos disponíveis (boleto, depósito, transferência);
- condições de pagamentos (á vista, à prazo e parcelamento).
Demonstre para o seu cliente que a sua startup é flexível na forma e condição de pagamento, evitando assim uma possível inadimplência.
Em momento de crise você pode oferecer condições específicas para combater a inadimplência e isso transmite confiança e credibilidade para seu cliente.
Tenha um relacionamento comercial saudável e evite inadimplência.
Procure conhecer o seu cliente, principalmente o histórico de compra com a finalidade de evitar futura inadimplência.
Crie a cultura de incentivo para bons clientes de sua startup, como maneira de diminuir inadimplência, como por exemplo, desconto para pagamentos à vista ou com cartão de crédito.
Essa ideia funciona também internamente, então motive seus vendedores para que eles possam prospectar clientes com perfil de bons pagadores.
O setor financeiro e comercial de sua startup devem trabalhar em conjunto, evitando assim aumento no índice de inadimplência.
Estou com alto índice de inadimplência e agora?
Acalme-se, pois a sua startup neste momento não pode ser inimiga de seu cliente.
A instabilidade econômica acontece sempre no mercado e as empresas devem estar preparadas para enfrentar de cabeça erguida, pensando no bem estar de seu cliente.
Você sabe que despesas inesperadas como doença na família, gastos emergenciais e até mesmo a demissão inesperada são alguns dos principais fatores que impedem de manter as contas em dia.
Busque conversar com o seu cliente, para entender o real motivo que o levou a não honrar com o pagamento.
Procure soluções para ajudar o seu cliente a quitar a dívida, reduzindo assim a inadimplência de sua startup.
Saiba como reduzir a inadimplência de sua startup com assessoria de um profissional da contabilidade.
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